sábado, 4 de junho de 2011

Olívio Dutra Presidente de Honra do PT gaúcho


O Diretório do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul, reunido no dia 4 de junho de 2011, aprovou por aclamação Olívio Dutra Presidente de Honra do partido. Nas palavras do presidente do PT gaúcho,a honraria não só homenageia um dos fundadores do partido, “mas representa o símbolo que Olívio significa para todos nós petistas”, justificou Raul Pont. Para o governador Tarso Genro*, a honraria “consagra um dos mais destacados militantes do PT em toda sua história”.
Já, o então Presidente de Honra do PT/RS, disse da importância da homenagem recebida, “para esse bossoroquense que apenas vem lutando para construir o projeto socialista, democrático e popular que é a razão de existir do Partido dos Trabalhadores”.
Em viagem a Coreia do Sul, o governador Tarso Genro deixou texto em apoio a indicação do ex-governador Olívio Dutra a Presidente de Honra do PT/RS.
(*) Leia abaixo, a integra do documento.
Porto Alegre, 24 de maio de 2011
Ao Diretório Estadual do PT
Companheiros:
Quero, em primeiro lugar, agradecer a todos vocês pela inestimável contriub9ção ao nosso projeto política e pela compreensão e suporte ao governo que recém atravessa o sue primeiro semestre. Fiquem certos de que as decisões que tomamos até agora trazem consigo a coerência programática de nosso partido que cresce, se organiza e se mostra cada vez mais alinhado e preparado ao enfrentamento dos desafios postos pela crise do projeto neoliberal, seja na escala local, regional ou global.
Com esse registro, gostaria de compartilhar com os integrantes do Diretório Estadual a minha alegria pela oportuna iniciativa que tivemos vários de nós, de propor a escolha do companheiro Olívio Dutra como presidente e honra do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul. Da minha parte, reitero aqui o meu total apoio a essa indicação, que faz jus a relevância do nosso partido aqui no Estado, bem como consagra um dos mais destacados militantes do PT em toda sua história.
Exemplo aos que se somam, referência para os que sempre dedicaram o seu empenho na construção do partido.
Cordial abraço e boa luta!
Tarso Genro

Abaixo um breve Currículo do Olívio Dutra
Em 4 de junho de 2011, Olívio Dutra, fundador do Partido dos Trabalhadores é eleito, por aclamação, Presidente de Honra do PT gaúcho, pelo Diretório Estadual.

Olívio Dutra nasceu no dia 10 de junho de 1941 no município de Bossoroca, interior do Rio Grande do Sul. Filho de uma família de pequenos agricultores sem-terra – Cassiano Xavier Dutra e Amélia de Oliveira – é casado desde 1968 com Judite da Rocha Dutra, com quem teve dois filhos: Espártaco, nascido em 23 de junho de 1969 e Laura, que nasceu em 15 de dezembro de 1970. É formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Funcionário do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) desde 1961, foi transferido para Porto Alegre em 1970, sendo eleito presidente do Sindicato dos Bancários da Capital em 1975. Em 1979, período da ditadura militar, Olívio Dutra foi um dos líderes da greve de trabalhadores no Rio Grande do Sul, razão pela qual foi preso e teve seu mandato cassado.
Em 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores. Foi presidente estadual até 1986 e eleito para a presidência nacional do partido no ano seguinte.
Em 1982 foi candidato a governador pelo PT obtendo 50.713 votos e consolidando a estruturação do partido no RS.
Em agosto de 1983, ajudou a fundar a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Elegeu-se deputado federal constituinte em 1986.
Em 1988, Olívio Dutra venceu as eleições para a prefeitura de Porto Alegre com 247.517 votos (34,34% dos votos), implementando o Orçamento Participativo e inaugurando na Capital uma seqüência de administrações petistas.
Em 1994 foi candidato ao Governo do Estado, em uma das eleições mais disputadas da história do Rio Grande do Sul, recebendo, no primeiro turno, 1.560.992 votos e, no segundo turno, 2.453.174, o equivalente a 45% dos votos dos gaúchos.
Em 1995, é eleito, novamente, presidente do PT no RS. No 13º Encontro Estadual do PT/RS, em maio de 1998, foi escolhido candidato ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul pelo PT e Frente Popular, referendando o resultado das prévias internas do partido realizadas em 22 de março.
Em 25 de outubro, no segundo turno das eleições de 1998, foi eleito governador do Estado do Rio Grande do Sul, com cerca de 51% dos votos válidos.
Termina seu mandato em 31 de dezembro de 2002 e em 2 de janeiro de 2003 é nomeado Ministro das Cidades pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em setembro de 2005, é eleito pela terceira vez presidente do PT/RS com 21.374 dos votos válidos, ou 82,99%.
Em 2006, disputa as eleições para o governo do Rio Grande do Sul levando o Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul ao segundo turno.
Em 2007, disputa as eleições internas do partido para presidente do PT/RS. Olívio Dutra é reeleito presidente do PT gaúcho com 75% dos votos no Processo de Eleições Diretas do partido. Mandato que exerceu até 2009.

2 comentários:

  1. DELMAR DA ROSA RODRIGUES5 de junho de 2011 às 09:18

    MANIFESTO, AQUI MINHA ALEGRIA E SATISFAÇÃO PELA APROVAÇÃO DE ACLAMAÇÃO DIA 04.06.2011,DESTE VALOROSO COMPANHEIRO E SIMBOLO DAS LUTAS SOCIAIS NO RIO GRANDE DO SUL E BRASIL COMO PRESIDENTE DE HONRA DO PT/RS, QUANDO ME FILIEI NO PT EM 1989, A FIGURA DE OLIVIO DUTRA ÉRA NOSSA REFERENCIA COMO LUTADOR PARA TRANSFORMAÇÃO DE UMA NOVA SOCIEDADE SOCIALISTA INSPIRADO NOS ENSINAMENTO DESTE COMPANHEIRO ME SOMEI A ESSA LUTA QUE SÓ VOU ABANDONAR O DIA QUE PARTIR PARA O DESCANSO ETERNO, POIS TENHO VISTO ATRAVÉS DOS GOVERNOS PETISTAS UMA INVERSÃO DE PRIORIDADES QUE REVOLUCIONOU O RUMO DO NOSSO PAIS, POIS QUANDO GANHAMOS O GOVERNO FEDERAL, IMPEDIMOS QUE NOSSA SOCIEDADE FOSSE PENALIZADO COM UM REGIME NEOLIBERAL,ALI INTERROMPEMOS UM PERIODO DE EXPLORAÇÃO DE NOSSA SOCIEDADE QUE NÃO TINHA NENHUMA PESPECTIVA DE UM FUTURO MELHOR PARA SI E SEUS FILHOS,NÓS QUE NAQUELE MOMENTO PAGAVAMOS PRÁ FAZER POLITICA VEMOS HOJE O RECONHECIMENTO MERECIDO DESTA GRANDE PERSONALIDADE QUE SE CHAMA OLIVIO DUTRA. UM ABRAÇO SOCIALISTA A TODOS COMPANHEIROS PETISTAS DE RIO GRANDE DO SUL.
    DELMAR DA ROSA RODRIGUES.

    ResponderExcluir