domingo, 19 de junho de 2011

Livramento mobilizada para contar com Centro de Operações do Enafron

 
A mobilização para que Livramento seja escolhida como sede do Centro de Operações do Estratégia Nacional de Segurança de Fronteiras-Enafron- ganha cada vez mais o apoio de diferentes setores da comunidade.Iniciada pelo diretor de articulação com os municípios da Secretaria Estadual da Educação, Glauber Lima e pelo vereador Dagberto Reis(PT), a mobilização em torno do Enafron, foi tema de reunião na ultima quarta-feira na sede da secccional da OAB,contando com a presença de representantes de vários órgãos da segurança pública e do Judiciário.Participaram do encontro o juiz federal Belmiro Kriguer, o delegado regional de Policia Civil Eduardo Santana Finn, o coordenador regional da Brigada Militar coronel Utinguaçu Rosado, o delegado da Policia Federal Alessandro Lopes, o promotor público José Eduardo Gonçalves, o diretor do DAM,Glauber Lima,o vice-presidente da ACIL, Enrique Rodriguez, o presidente da seccional da OAB, Luis Eduardo DÁvila, os vereadores Dagberto Reis, que representou  o Legislativo, Carine Frasoni(PMDB),Nelmo Oliveira (PSB) e Edu Oliveira (DEM), o secretário de Desenvolvimento, Sérgio Aragon, representanto o prefeito,além de Cláudio Milan, da direção do Partido Verde.
 Uma audiência na Secretaria de Segurança, com o secretário Airton Michels, foi marcada por Glauber Lima para o próximo dia 22 de junho em Porto Alegre as 16h. O objetivo é de que todos os órgãos que estiveram reunidos na OAB, participem da agenda na capital,demonstrando o interesse de Livramento em sediar este Centro de Operações.A argumentação do delegado Alessandro Lopes, da PF, foi encaminhada a todos os participantes da reunião para que enviassem sugestões para o documento a ser elaborado para ser entregue ao secretário Airton Michels.Glauber Lima considera que esta mobilização forte do município, “vai nos levar a conquista do objetivo, até porque nossos argumentos são extretamente convincentes “.
  Já o vereador Dagberto Reis, que teve aprovada uma moção de apelo no Legislativo, assinada por todos os vereadores, afirma que “ Livramento tem todas as condições para sediar este centro e com todo o respeito a força política de Bagé, também pretendente, tecnicamente uma necessidade muito maior”. O vereador petista cita como fundamental o apoio do coronel Sérgio Abreu, comandante geral da Brigada Militar, que já pensando no Enafron, apresentou projeto ao governador Tarso Genro para que a Fazenda da Brigada Militar seja transformada em centro de formação para o combate a crimes transnacionais. “ Esta é uma sinalização importante”,observa.
 No documento a ser encaminhado ao secretário Airton Michels, são destacados  os argumentos para que o muinicipio sedie o Enadron.

Crimes de fronteira.
Em toda a fronteira do Estado do Rio Grande do Sul, Livramento é o município que detém os maiores números no combate aos crimes de fronteira, tais como abigeato, contrabando, descaminho, importação ilícita de agrotóxicos, armas e munições. Livramento está se tornando um portal de entrada e saída de ilícitos
estrangeiros. Por Santana do Livramento entram mercadorias descaminhadas que prejudicam o comércio e indústria nacional (bebidas alcoólicas, ar condicionados, vestuário), mercadorias que servem de matéria prima para violar direitos do autor (CDs e DVDs virgens a serem pirateados), produtos químicos potencialmente danosos ao meio ambiente (agrotóxicos), além de armas e munições. E Livramento também serve de rota de cigarros paraguaios destinados ao mercado uruguaio, além de drogas que seguem para a Europa através do Uruguai. Apenas nos quatro primeiros meses deste ano de 2011, a Delegacia de Polícia Federal em Santana do Livramento já lavrou 17 autos de prisão em flagrante. Uma média superior a 4 flagrantes por mês. O maior número do Estado. Só nesses 4 meses foram apreendidos 3 armas, 1300 munições, 1808 garrafas de bebidas alcoólicas, 512.000 unidades de DVD virgem, 14.476 pacotes de cigarros, 277 perfumes e 7000 itens de vestuário, 868 quilos de agrotóxico, 2219 unidades de medicamentos de uso veterinário, 433 medicamentos de uso humano, além de carros e caminhões utilizados no transporte das mercadorias.

 Extensão territorial e faixa de fronteira
Santana do Livramento é o maior município de fronteira em extensão territorial. São 6.950km² de área total, dos quais possui mais de 200km lineares de fronteira seca, ou seja, sem qualquer espécie de barreira natural na divisa do Brasil com o Uruguai. 

 Aspecto simbólico
A Fronteira Santana do Livramento/Rivera, por razões históricas e naturais, pela união pacífica de dois povos que convivem como se fossem apenas um, pela sinergia das autoridades brasileiras e uruguaias  é conhecida como Cidade de Integração e Fronteira da Paz. Inclusive, foi declarada, pela Lei Federal nº12.095/2009, cidade símbolo da integração brasileira com os demais países membros do Mercado Comum do Sul – MERCOSUL.

 Aspecto topográfico
Do ponto de vista topográfico, Livramento está em posição estratégica para a proteção das áreas de fronteira no Rio Grande do Sul. É a maior cidade cuja fronteira é geminada, ou seja, a única divisão entre as cidades é uma praça ou uma rua.Está no epicentro de onde ocorre a maior entrada de mercadorias estrangeiras, que é o trecho entre Quaraí e Aceguá. Possui, 3 pistas de pouso.
Há, ainda, um aeroporto em Rivera, no Uruguai, onde cogita-se a implantação de um aeroporto bi-nacional.
 
 Fluxo de pessoas
Em decorrência dos free-shops e cambio favorável, Livramento é o segundo pólo turístico do Rio Grande do Sul, atraindo grande quantidade de brasileiros que vem fazer compras. Essa condição, somada ao fluxo de argentinos e uruguaios no verão, faz da fronteira Livramento-Rivera com maior trânsito de pessoas no RS.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário