segunda-feira, 11 de julho de 2011

Assentados comemoram 20 anos do Assentamento Liberdade no Futuro


As famílias do  assentamento Liberdade no Futuro, na localidade do Cerro dos Munhoz, organizaram uma grande festa para comemorar vinte anos de atividades no III subdistrito de Livramento.
A festa teve início às 10h com uma  celebraçao coordenada por Carmem Vedovato,Schepa e Valmir Souza , o Nene,onde os assentados relembraram a trajetória de lutas até a conquista da área. Logo após, foi servido um churrasco.Os vereadores Dagberto Reis (PT),Carine Frasoni (PMDB), o presidente do PT, Fabricio Peres e o coordenador regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Horácio Davila, prestigiaram o evento.
O vereador Dagberto Reis, que em 9 de julho de 1991, como reporter do jornal Folha POlular, cobriu a chegada dos assentados a Livramento,comemorou a conquista afirmando que hoje o LIberdade no Futuro pela sua produção e organização é um exemplo de que a reforma agrária é necessária e que a agricultura familiar pode contribuir para o desenvolvimento do municipio. A bacia leiteira, a fruticultura e a vitivinicultura são as principais fontes da economia no assentamento.
Valmir Souza, o Nene,lembrou que hoje os assentados são respeitados no município, mas quando ocuparam a área a situação era outra. “Quando chegamos aqui eramos considerados uma tropa de baderneiros, que estava sujando a imagem de Livramento. Mas hoje estamos provando para a população, através do nosso trabalho e da produção, que estamos lutando pelo direito de produzir nosso próprio sustento e por nossa dignidade”, garantiu.
Para o presidente do Partido dos Trabalhadores ,Fabricio Peres, este é um momento muito importante para as famílias que estão comemorando vinte anos de luta e conquista. O assentamento gera  dezenas de empregos diretos e indiretos. Segundo Peres, isso mostra que devemos acreditar na capacidade dos trabalhadores e trabalhadoras de resolver os problemas sociais.
Para os assentados da localidade esta é uma luta constante.
Durante a festa, os assentados homenagearam os convidados entregando-lhes uma pequena recordação, simbolizando a produção do assentamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário