segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Vereador participa do encontro de Planejamento da região em Alegrete


O vereador Dagberto Reis (PT), representou  o Legislativo santanense na ultima  sexta-feira (26), em Alegrete, no encontro: "Planejando a Macroregião no Contexto de Desenvolvimento". O debate, promovido pela Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã- Seplag- juntamente com os Coredes da Fronteira Oeste e Campanha, aconteceu na Câmara Municipal, tendo como objetivo inserir a região no eixo do debate das políticas públicas de desenvolvimento estadual e federal. Participaram do encontro os secretários Emilia Fernandes,  do Codesul, João Motta , do Planejamento e Afonso Motta , dos Municípios e Relações Federativas, além do prefeito municipal de Alegrete,Erasmo  Silva, Eduardo Aguiar, presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Alegrete,Hugo Chimennes , presidente do Fórum do Coredes, Maher Jaber - presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO), Celeni Viana - presidente da Associação dos Legislativos da Fronteira Oeste (ULFRO),
Rogério D'allo - secretário Geral da Colacot, Hildebrando Santos dos Santos - presidente do Corede Fronteira Oeste e João Sergio Ferreira Machado - presidente do Corede Campanha
 O secretário João Motta afirmou que existe um esforço do Governo do Estado de trabalhar em sintonia com o Governo Federal e, assim, avançar rumo ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul. "O encontro serviu para abrir esta possibilidade de trabalharmos com esta sintonia, buscando a ampliação do debate das políticas públicas de desenvolvimento", explicou .
  Ao se pronunciar no evento, Dagberto, ressaltou a importância para a região no avanço das políticas de integração, especialmente com o Uruguai e Argentina, que no seu entender precisam ser reforçadas já que diversos municípios da Fronteira Oeste e Campanha fazem fronteira com estes dois paises. Citou como exemplo a sua luta para implantação da Usina Binacional do Lixo incluindo Livramento e Rivera. “Nosso lixo é direcionado para São Gabriel, sem oportunidade de uma reciclagem, que geraria emprego e renda no município.Neste caso o sistema consorciado é menos vantajoso do que a integração entre duas cidades vizinhas. O custo econômico e social que hoje pagamos é bem maior”,argumentou o parlamentar petista.
 O encontro teve o apoio da Prefeitura Municipal de Alegrete, AMFRO/Associação dos Municípios da Fronteira Oeste, Ulfro/União dos Legislativos da Fronteira Oeste, da Associação dos Municípios da Campanha, Mesosul e Colacot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário