quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fazenda da BM será transformada em Centro de Capacitação contra crimes transnacionais

               
               A Fazenda da Brigada Militar, localizada na região dos Cerros Verdes, denominada popularmente como “Lolita”, será transformada em um centro de capacitação contra crimes transnacionais. A informação é do vereador Dagberto Reis(PT) que recebeu a boa noticia do comandante geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Abreu, com quem esteve em audiência na capital do Estado, acompanhado do diretor do Departamento de Articulação com os Municípios, da Secretaria de Educação, Glauber Lima. O local já vem sendo utilizado como espaço para treinamento no combate ao abigeato e a intenção agora é expandir a capacitação dos policiais para outros crimes comuns a regiões de fronteira como o contrabando de armas e o trafico de drogas e de mulheres. “ A fazenda será uma escola para instituições policiais do Brasil, Argentina e Uruguai”, afirmou o coronel Sérgio Abreu.    
                Dagberto Reis considera esta medida como fundamental para o combate a este tipo de crimes em nível de Mercosul o que vai preparar e permitir a troca de experiências entre policiais de Santana do Livramento e Rivera, bem como de outros municípios fronteiriços. “ Além da segurança, é importante pelo fato do município se transformar em uma referência, o que com certeza permitirá avanços em outros setores”, destacou o vereador petista. Glauber Lima também saudou a iniciativa do comando da Brigada Militar, que recebeu aprovação do governador Tarso Genro para ser implementada. “ É desta forma estimulando a capacitação, priorizando a inteligência e valorizando o efetivo, que vamos melhorar a segurança pública no Rio Grande do Sul”, disse Glauber.
              Defensor do policiamento comunitário, Dagberto solicitou ao comandante geral o apoio a este tipo de serviço, que também tem a simpatia do coronel Sérgio Abreu. “ Este dialogo com a comunidade, com quem realmente conhece uma determinada região, estimula a confiança necessária na instituição, o que permite a elucidação de muitos casos”, acrescentou Dagberto. O coronel Sérgio também informou que o Estado estará contratando dois mil novos soldados que após passarem pelo período de formação estarão atuando nas ruas dos municípios gaúchos. O líder da bancada petista aproveitou para solicitar um acréscimo no efetivo em Santana do Livramento, justamente por tratar-se de um município de fronteira, que requer um contingente mais abrangente para o desenvolvimento do policiamento ostensivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário